
A nova edição do programa de aceleração Moeve Light Up já está em desenvolvimento, reforçando o compromisso da Moeve com a inovação e a transição energética. Direcionado a startups com projetos disruptivos nas áreas da deep science, clean tech e deep tech, o programa pretende impulsionar soluções que contribuam para a descarbonização e o avanço tecnológico do setor energético.
Nesta edição, a Moeve volta a colocar à disposição dos participantes os seus recursos tecnológicos, espaços de inovação e acesso a especialistas, através de uma plataforma de inovação aberta. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de projetos-piloto com potencial de aplicação real nas operações da empresa, alinhados com os pilares estratégicos da Moeve, como o hidrogénio verde e e-fuels, novas matérias-primas sustentáveis, mobilidade avançada, eficiência hídrica e transformação digital da experiência do cliente.
De acordo com Belén Linares, Diretora de Inovação da Moeve “O Moeve Light Up é um projeto transversal a todas as áreas de negócio da Moeve, tendo a inovação e o empreendedorismo como pilares fundamentais. O seu objetivo é reforçar, de forma concreta, o nosso compromisso com a transição energética e a descarbonização da indústria. Esta iniciativa sublinha ainda o nosso apoio ao ecossistema inovador, tanto nacional como internacional, contribuindo para que a Europa avance rumo a uma maior autonomia estratégica e para que os sectores energético e digital progridam no sentido da neutralidade carbónica.”
Ao longo de 2026, após a conclusão da fase de aceleração, as startups devem apresentar os resultados dos seus pilotos a especialistas da Moeve e do ecossistema do sector da inovação no Demo Day. Os projetos com maior potencial, em linha com a estratégia Positive Motion da empresa, continuarão a receber apoio financeiro e estrutural da empresa energética através do seu Centro de Inovação, para alcançar o seu objetivo de aplicação nos Parques Energéticos da empresa energética em Palos de la Frontera (Huelva) e San Roque (Cádiz), em Espanha, nas suas fábricas de produtos químicos ou nos seus Postos.