Mais de 1000 pessoas com deficiência trabalham na MAPFRE

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

  • ‘Programa Familiares’ disponibilizou apoio a 103 familiares de funcionários com deficiência e conseguiu 81 contratos de trabalho
  • MAPFRE realizou 224 atividades de voluntariado corporativo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência
  • A empresa tem no seu acordo coletivo um apoio económico para os funcionários que tenham familiares com deficiência a seu cargo

Em 2023, 1,090 pessoas com deficiência de 27 países, o que corresponde a 3,9% do quadro de funcionários, trabalharam na MAPFRE, 97% com contrato sem termo e 93% com horário a tempo inteiro.

O compromisso da MAPFRE com a inclusão é um elemento-chave do seu Plano de Sustentabilidade 2024-2026, que inclui medidas para potenciar a verdadeira inclusão deste grupo na empresa e melhorar a qualidade de vida destas pessoas e dos seus familiares.

Por ocasião do Dia Internacional Das Pessoas Com Deficiência, celebrado hoje, Anastasia de las Peñas, Diretora Corporativa da Experiência do Colaborador da MAPFRE, afirma: “As empresas comprometidas com a diversidade e a inclusão são capazes de aumentar a motivação dos seus colaboradores e potenciar a criatividade de suas equipes”.

Trabalho inclusivo

A MAPFRE conta com uma metodologia própria para medir o impacto da integração sociolaboral das pessoas com deficiência que trabalham na empresa e saber em que medida contribui para melhorar a sua qualidade de vida. Em 2023, um total de 112 colaboradores com deficiência com uma antiguidade inferior a 3 anos de 10 países onde o grupo opera, avaliaram, através de um inquérito, que sua integração profissional contribuiu para melhorar a sua qualidade de vida (com uma pontuação de 8 a 10), graças ao ambiente de trabalho inclusivo que predomina na empresa. Nesse inquérito, também foram avaliadas dimensões específicas como o bem-estar físico, material ou emocional, bem como a qualidade das suas relações interpessoais e sociais e o seu desenvolvimento profissional dentro da empresa.

Sensibilização e voluntariado

Em Espanha, a MAPFRE realizou diferentes programas de integração de pessoas com deficiência, como o ‘Programa Familiares’, através da Fundación KONECTA, que oferece orientação profissional aos familiares com deficiência, dos funcionários da MAPFRE em Espanha. O projeto consiste num itinerário personalizado para cada pessoa com deficiência com o objetivo de aumentar as suas possibilidades de inserção profissional. Desde o início, o programa ofereceu apoio a 103 familiares de funcionários com deficiência.

A empresa também tem no seu acordo coletivo um apoio económico para os funcionários que superem uma deficiência igual ou superior a 33%, e apoios económicos para os colaboradores que tenham familiares com deficiência a seu cargo.

Em 2023, a seguradora realizou, além disso, diferentes iniciativas de sensibilização, entre as quais se destacam, o Programa Global de Deficiência da MAPFRE `MirMiradas sem etiquetas’, para gerar uma cultura sensível à deficiência e no qual participaram um total de 7,621 funcionários de todo o mundo; palestras, workshops e outras atividades de sensibilização para o quadro de funcionários; e um total de 224 atividades de voluntariado corporativo para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Mais diversidade

A MAPFRE ratificou um ano mais a Carta da Diversidade, uma iniciativa que impulsiona a Fundación Diversidad em Espanha com o objetivo de favorecer ambientes profissionais inclusivos. Desde a sua adesão em 2020, a companhia integra os princípios e valores como parte da sua estratégia e defesa da igualdade de oportunidades em matéria de género, idade, deficiência, origem étnica, orientação sexual ou qualquer outra condição social ou cultural.

Também faz parte da Rede Mundial de Empresas e Deficiência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujo objetivo é contribuir para que as políticas e práticas de emprego nas empresas incluam as pessoas com deficiência em todo o mundo e aumentar a consciencialização sobre a relação positiva entre a inclusão da deficiência e o crescimento empresarial.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, que divulga eventos (almoços, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar notícias dos associados.

Subscrição

A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver revista

Estatuto Editorial

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.

Publicite na Actualidad€ Economia Ibérica, divulgue a sua marca e/ou serviços

Caros associados,

Pelas 17:30h, do dia 28 de abril de 2025, realizou-se a Assembleia Geral da CCILE – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em segunda convocatória.

Face à reduzida afluência, o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral propôs aos sócios presentes que, por motivos de força maior — nomeadamente o corte geral de energia verificado em todo o país e a consequente impossibilidade de muitos associados se deslocarem à CCILE — que a Assembleia fosse adiada para o próximo dia 8 de maio de 2025, à mesma hora.

A justificação para esta proposta teve como objetivo, por um lado, assegurar uma participação alargada dos associados numa Assembleia que se pretende inclusiva e, por outro, garantir a continuidade da ordem de trabalhos prevista, em particular no ponto 3, referente ao processo eleitoral em curso. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes.

Assim, informa-se que a Assembleia Geral da CCILE será retomada no próximo dia 8 de maio de 2025, às 17h00, na sede da CCILE, mantendo-se válidas, para essa data, as delegações de voto e cartas mandadeiras já recebidas.

Apresentados os nossos os melhores cumprimentos,

Francisco Dezcallar
(Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCILE)

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.