Seniores em Portugal: Uma ‘Economia Prateada’ de milhões que se sente invisível

• 73% dos portugueses com mais de 55 anos sentem-se pouco ou nada valorizados pela sociedade.
• Quase metade (49%) consegue poupar dinheiro todos os meses e 51% ajudaram financeiramente a família ou amigos no último ano.
• Quase 7 em cada 10 (69%) planeiam viajar, representando um forte impulso para o turismo.
• Apesar do seu dinamismo, 52% acreditam que a sua experiência não é valorizada no mercado de trabalho.
• São mais de 4,1 milhões de pessoas (38% da população) e mais de 70% usam a internet regularmente.

A população portuguesa com mais de 55 anos representa mais de 4,1 milhões de pessoas (38% da população) e constitui uma força económica vibrante e em crescimento, mas sente-se desvalorizada pela sociedade e pelo mercado de trabalho. Esta é a principal conclusão do II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal, o mais recente estudo do Centro de investigação Ageingnomics da Fundación MAPFRE, apresentado hoje, e realizado com a colaboração da Google. “Os dados mostram um claro desfasamento entre a significativa contribuição económica da população sénior e a sua perceção de valor social. Esta ‘Economia Prateada’ é um motor poderoso para o consumo e o turismo e uma fonte essencial de apoio familiar. É fundamental que as empresas, as instituições e a sociedade como um todo reconheçam esta realidade e criem as condições adequadas para aproveitar o enorme potencial desta geração”, sublinha Luís Anula, CEO da MAPFRE Portugal.

Poupança, estabilidade e consumo

O relatório traça o perfil de uma geração financeiramente estável. Cerca de metade (49%) consegue poupar dinheiro todos os meses e a grande maioria é proprietária de casa (73%), sendo que 57% já não possuem encargos com hipotecas. São também um pilar fundamental de apoio familiar, com 51% a terem ajudado financeiramente um parente ou amigo no último ano. Os seus principais gastos concentram-se na alimentação (87%) e na habitação (82%).

Idadismo, trabalho e reforma A vitalidade económica e social desta geração contrasta com uma forte perceção de desvalorização. Cerca de 73% sentem que a sociedade atribui pouco ou nenhum valor à sua geração, e 52% acreditam que a sua experiência não é valorizada no mercado de trabalho. O estudo mostra ainda que 47% dos seniores acreditam que o sistema público de pensões está em risco. No entanto, e apesar desta desconfiança, apenas 17% afirmam ter um plano de pensões privado.

Estilo de vida ativo e digital

Este estudo desconstrói estereótipos e revela um grupo com grande poder de compra e influência. O turismo surge como uma clara prioridade: 69% planeiam viajar em lazer no próximo ano, com a maioria (58%) a preferir destinos dentro de Portugal, o que representa um impulso potencial de 2,3 milhões de pessoas para o turismo interno. Este dinamismo é complementado por um estilo de vida saudável, com 73% a cuidar da sua alimentação e 75% a realizar exames médicos preventivos, e uma grande autonomia: até aos 70 anos, oito em cada 10 conduzem pelo menos uma vez por semana. A integração digital é também uma realidade, com mais de sete em cada 10 a utilizar a internet para se informarem, usar redes sociais e realizar operações bancárias.

O II Barómetro do Consumidor Sénior em Portugal é uma ferramenta essencial para empresas, decisores políticos e para a sociedade em geral, fornecendo dados para melhor compreender e servir uma geração que é fundamental para o presente e o futuro da economia portuguesa. Baseia-se num inquérito realizado a uma amostra representativa de 1123 pessoas com 55 ou mais anos, residentes em território nacional. A recolha de dados decorreu em junho de 2025, através de uma metodologia mista que combinou inquéritos telefónicos (CATI) e online (CAWI), garantindo o anonimato dos participantes. O estudo apresenta uma margem de erro de ±2,9% para um nível de confiança de 95,5%.

Mais informação:

https://www.mapfre.pt/sobre-mapfre-portugal/fundacao-mapfre/ageingnomics

https://documentacion.fundacionmapfre.org/documentacion/publico/es/media/group/1129116.do

Centro de Investigação Ageingnomics

O Centro de Investigação Ageingnomics da Fundación MAPFRE dedica-se a analisar o impacto do envelhecimento da população na economia e na sociedade, e a propor soluções para aproveitar as oportunidades geradas pela longevidade. O seu trabalho visa promover uma visão positiva e proativa do envelhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e produtos adaptados a esta realidade demográfica. Saiba mais em: https://ageingnomics.fundacionmapfre.org/conocenos/

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