Em 2024, 8000 pessoas participaram no Programa de Voluntariado da Fundação MAPFRE em todo o mundo
  • 2.113 atividades realizadas até a data permitiram ajudar pessoas em risco de exclusão social
  • 126.842 pessoas de 23 países, entre os quais Portugal, beneficiaram de atividades relacionadas com a educação, a saúde, a integração no trabalho e o apoio em emergências
  • Mais de 20% do quadro de funcionários global teve uma experiência de voluntariado ao longo deste ano

Em 2024, um total de 7.964 pessoas participaram voluntariamente nas 2.113 atividades impulsionadas pelo Programa de Voluntariado da Fundação MAPFRE, em todo o mundo ao qual pertencem funcionários e familiares da MAPFRE, bem como Eviden (Grupo ATOS), Michelin Espanha e Portugal, Securitas Direct e Solunion.

Tais atividades permitiram melhorar a qualidade de vida de 126.842 pessoas em situação de vulnerabilidade ou em risco de exclusão social, num total de 23 países, entre os quais Portugal.

O Programa de Voluntariado da Fundação MAPFRE tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas mais desfavorecidas e da sociedade em geral. Também visa facilitar aos funcionários das empresas aderentes e respetivos familiares a oportunidade de contribuir para a melhoraria da sociedade e aumentar sua satisfação pessoal, autoestima e motivação. O voluntariado é, sem dúvida, uma oportunidade para contribuir para construir um mundo mais justo, solidário, humano e sustentável.

Marta Granero, especialista em Diversidade e Voluntariado Corporativo da MAPFRE, acredita que a empresa tem o compromisso de atuar no desenvolvimento das comunidades onde opera, gerar valor social, cuidar do ambiente e contribuir para a transformação social. “Na MAPFRE, temos um enorme compromisso com as pessoas, com a sociedade e com o planeta e tudo isso faz parte da nossa maneira de ser e da nossa cultura e demonstramos isso sempre que participamos em alguma atividade de voluntariado. Mais de 20% do quadro de funcionários global participou até o momento em alguma das atividades de voluntariado realizadas em 2024. Cada minuto investido em ajudar tem sentido para nós”, afirmou.

Apoio à comunidade

Ao longo de 2024, participaram em atividades de voluntariado países como Portugal, Chile, Uruguai, Alemanha, Porto Rico, Argentina, Malta, México, Brasil, Espanha, Itália, Venezuela, Costa Rica, Colômbia, Estados Unidos, República Dominicana e Guatemala, entre outros. Entre as ações mais relevantes destaca-se a campanha ‘Básicos com Coração’, realizada pelos voluntários de Porto Rico no verão para entregar roupas a mais de 800 pessoas com poucos recursos; ‘Rondas Solidárias’, realizada pela Argentina para entregar alimentos, casacos e produtos de higiene a pessoas em situação de rua; o projeto ‘Litro de Luz’, em que 51 voluntários do Brasil participaram na elaboração de lanternas solares para iluminar uma comunidade de 120 pessoas que vivem sem eletricidade; uma jornada de proteção da natureza na Venezuela, na qual 80 voluntários, entre funcionários e familiares, recolheram até 200 kg de lixo em diferentes praias; o projeto; ‘Conectando Sorrisos’, onde os voluntários da Costa Rica convidaram 200 pessoas, entre elas 100 doentes com câncer, para palestras motivacionais para eles e para os seus familiares; e o projeto, ‘Operação Sorriso’, onde voluntários da Guatemala compartilharam atividades recreativas com 174 menores do orfanato Valle de Los Angeles.

Recorde-se que em Portugal são também regulares as atividades de voluntariado da Mapfre e da Fundação MAPFRE, que apoia entidades como o Centro Social da Musgueira e a Academia do Johnson.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, que divulga eventos (almoços, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar notícias dos associados.

Subscrição

A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver revista

Estatuto Editorial

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.

Publicite na Actualidad€ Economia Ibérica, divulgue a sua marca e/ou serviços

Caros associados,

Pelas 17:30h, do dia 28 de abril de 2025, realizou-se a Assembleia Geral da CCILE – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em segunda convocatória.

Face à reduzida afluência, o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral propôs aos sócios presentes que, por motivos de força maior — nomeadamente o corte geral de energia verificado em todo o país e a consequente impossibilidade de muitos associados se deslocarem à CCILE — que a Assembleia fosse adiada para o próximo dia 8 de maio de 2025, à mesma hora.

A justificação para esta proposta teve como objetivo, por um lado, assegurar uma participação alargada dos associados numa Assembleia que se pretende inclusiva e, por outro, garantir a continuidade da ordem de trabalhos prevista, em particular no ponto 3, referente ao processo eleitoral em curso. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes.

Assim, informa-se que a Assembleia Geral da CCILE será retomada no próximo dia 8 de maio de 2025, às 17h00, na sede da CCILE, mantendo-se válidas, para essa data, as delegações de voto e cartas mandadeiras já recebidas.

Apresentados os nossos os melhores cumprimentos,

Francisco Dezcallar
(Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCILE)

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.