Traçar metas e objetivos profissionais

O início do ano traz novos objetivos individuais e profissionais. Este é o momento certo para delinear uma abordagem estratégica, definindo metas claras com planos de ação consistentes. O Grupo Adecco ajuda-o a conhecer as razões de estabelecer metas realistas no seu emprego para atingir o objetivo que almeja.

As metas adequadamente definidas ajudam a desencadear novos comportamentos e a concentrar no que realmente importa, o que pode levar a alcançar o sucesso. Mas antes de estabelecer metas, devemos saber qual é o seu significado. Uma meta é algo que desejamos alcançar. É o resultado desejado que procuramos e comprometemo-nos a atingir. Por outro lado, temos os objetivos que, geralmente, são a longo prazo e podem relacionar-se com os planos de vida e de carreira.

Porque é importante estabelecer metas e objetivos no campo profissional:

  • Define o caminho a seguir – Ter um plano a longo prazo ajuda-o a centrar-se no que realmente precisa fazer para atingir um objetivo. Definir metas traça, de forma clara, o caminho que a equipa deve percorrer.
  • Ajuda a ter perspetiva – ajuda-o a dar um passo atrás e ter uma perspetiva sobre o que é realmente importante. Em equipa, definir metas ajuda a que todos tenham uma visão completa dos objetivos a alcançar. Conhecer o objetivo e as metas da empresa a longo prazo, ajuda cada elemento da equipa a desempenhar melhor a sua função.
  • Promove a motivação – Enquanto membro de uma equipa, ter uma visão clara do que se pretende alcançar fornece inspiração e motivação. Trabalhar para avançar rumo a um objetivo comum é motivador e gratificante.
  • Proporciona maior controlo do futuro – Ao dar-lhe sentido de orientação, perspetiva e motivação está, também, a dar-lhe foco e clareza, ingredientes essenciais para atingir os objetivos

Agora que já sabe quais as vantagens de determinar metas é hora de conhecer como defini-las e alcançá-las. O segredo está em estabelecer metas realistas.

Por esse motivo, deixamos alguns passos importantes:

  • Fazer brainstorming – Antes de escrever o primeiro objetivo que vem à mente, reserve um tempo e faça um brainstorming com a sua equipa. Fazer perguntas importantes como “O que faria se soubesse que não poderia falhar?” fará com que a criatividade flua entre todos.
  • Incluir todos – É importante que todos sejam ouvidos durante o processo de definição de metas. Cada pessoa deve sentir que pode falar abertamente e contribuir com as suas ideias.
  • Perguntar porquê – É importante discutir o propósito do objetivo do grupo para que todos estejam em sintonia. Durante a sessão de definição de metas, crie um ambiente descontraído que incentive as perguntas de todos em caso de dúvida. Tal, vai dar à equipa clareza sobre o que deseja alcançar e tornará mais fácil para todos trabalharem juntos.

A realidade é que os objetivos profissionais e das empresas são cada vez mais fruto de uma forte concorrência e como tal, assegurar um plano estratégico vai contribuir para um desenvolvimento profissional mais amplo e abre um leque maior de possibilidades e garantias de que os objetivos sejam alcançados.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, a qual dá a conhecer os nossos próximos eventos (almoços de empresários, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar as notícias dos nossos associados.

Subscrição

Editamos, mensalmente, a revista Actualidad€ Economia Ibérica, a qual conta com mais de 30.000 leitores. Distribuída em ambos os países a nível empresarial, a associados e não associados e a entidades oficiais, sendo um excelente veículo de promoção.

Subscrição

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.