Projetos tecnológicos de escolas portuguesas vencedores na primeira edição dos prémios retotech da fundación Endesa

  • As escolas “Agrupamento de Escolas de Montijo D. Pedro Varela”, o “Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos “ e o Instituto Espanhol de Lisboa, Giner de los Ríos”  foram as vencedoras da primeira edição do Festival RetoTech celebrado em Portugal.
  • O programa RetoTech da Fundación Endesa chega pela primeira vez a Portugal através da Fundación Endesa com o objetivo de alargar a sua atuação e promover o empreendedorismo tecnológico e a vocação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nos jovens portugueses.
  • As 28 escolas selecionadas no Distrito de Lisboa apresentaram durante o Festival os seus projetos tecnológicos desenvolvidos, baseados na robótica e impressão 3D

A Escola Secundária de Odivelas, acolheu o primeiro Festival do projeto RetoTech da Fundación Endesa em Portugal.

O RetoTech tem como objetivo promover o empreendedorismo tecnológico e o estudo das carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nas escolas. Com o apoio da consultora BQ Educación, o programa desafia as escolas de Espanha e, pela primeira vez, de Portugal a criarem um projeto centrado na resolução de uma necessidade real no seu ambiente, por exemplo um sistema de reciclagem automatizado para as suas salas de aula ou um dispositivo que facilite a mobilidade dos alunos com deficiência na sua escola. Todos os projetos apresentados devem incluir robótica, programação e impressão 3D e uma APP integrada.

O Festival RetoTech contou com a presença de vários profissionais e personalidades do setor educativo e empresarial. Estiveram presentes o Dr. João Mourato, em representação da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Dr. Paulo Gonçalves, Diretor do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, a Dra. Susana Santos, Vereadora de Educação da Câmara Municipal de Odivelas e a Dra. Maria João Pereira, Embaixadora dos Planos de Desenvolvimento Digital das Escolas (Odivelas e Loures).  Também representantes da Endesa em Portugal, incluindo o Diretor Geral da Endesa em Portugal, Guillermo Soler, Olga Marto, Responsável de Sustentabilidade da Endesa e Sonsoles Fernández, Diretora de Relações Institucionais.

Os 252 alunos e os 28 professores das escolas participantes este ano, no Distrito de Lisboa, explicaram durante a manhã os projetos que desenvolveram, desde soluções sustentáveis para melhorar a qualidade de vida nas escolas, através da poupança de energia, até dispositivos para facilitar a vida quotidiana dos alunos com necessidades especiais.

Previamente, os 28 estabelecimentos de ensino participantes já tinham recebido kits equipados com materiais tecnológicos para trabalhar nos seus projetos. Além disso, os professores de cada escola selecionada também receberam formação de aprendizagem centrada nos três blocos do programa: formação tecnológica, iniciação à robótica com Bitbloq e desenho e impressão 3D.

Escolas premiadas 

A Fundación Endesa atribuiu 3 prémios no total, entregues às melhores iniciativas tecnológicas desta primeira edição, durante o festival presencial celebrado na Escola Secundária de Odivelas.

O “Prémio Fundación Endesa“, foi entregue à Escola “Agrupamento de Escolas do Montijo D.Pedro Varela”, com o projeto “Caminhando para uma escolha consciente”. Este projeto tem como objetivo a promoção de uma alimentação saudável na escola, para ajudar a combater a obesidade infantil e a diabetes, com escolhas saudáveis. O prémio foi escolhido por um júri da Fundación Endesa.

Os dois Prémios Professores“, escolhidos pelos professores presentes no festival, foram atribuídos ao “Instituto Espanhol de Lisboa, Giner de los Ríos” (primeiro prémio) e ao “Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos (segundo prémio).

O “Instituto Espanhol de Lisboa, Giner de los Ríos” desenvolveu projecto “Super E-Scola” . O seu objetivo foi simular uma escola sustentável que luta contra as alterações Climáticas, com a utilização da robótica educativa”

O “Agrupamento de Escolas Quinta de Marrocos, desenvolveu o projecto “De castelo  em castelo” . O objetivo foi a viagem pelos castelos de Portugal, com a utilização da robótica.

A avaliação de todos os projetos teve em conta a originalidade e a criatividade do projeto, bem como a sua aplicabilidade a uma necessidade real e a sua justificação, para além da competência técnica e da dimensão estética e artística do trabalho realizado.

A iniciativa chegou pela primeira vez a Portugal depois do sucesso nas suas nove edições em Espanha, onde se beneficiaram mais de 4.600 professores e mais de 69.600 alunos este ano.A primeira edição em Portugal da iniciativa RetoTech da Fundación Endesa, representa um marco importante no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à educação STEM, capacitando os alunos para os desafios do futuro. Para Guillermo Soler, director geral da Endesa em Portugal, “estamos muito orgulhosos por desenvolver o projeto RetoTech em Portugal e por reconhecer e premiar os jovens portugueses pela sua dedicação, paixão e competências na área da tecnologia e da robótica. Todos os projetos apresentados hoje são verdadeiramente impressionantes. Este evento, no final do ano letivo, marca o culminar de uma jornada de aprendizagem e inovação para as 28 escolas portuguesas desta primeira edição do RetoTech em Portugal. O Festival é um marco muito relevante em linha com o nosso compromisso de apoio às vocações STEM nos jovens portugueses”.

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