Prémios Zinkers: Fundação Repsol distingue pela primeira vez escolas portuguesas

A Fundação Repsol realizou no dia 3 de julho, pela primeira vez em Portugal, a cerimónia de entrega dos Prémios Zinkers, uma iniciativa que distingue os projetos, de âmbito escolar, mais inovadores nas áreas da transição energética, das alterações climáticas e da sustentabilidade. Esta primeira edição destacou o papel das escolas e dos professores na formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.

Três escolas portuguesas – a Escola Básica da Lourinhã, a Escola Básica do Freixo e a Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade – foram distinguidas com o prémio principal da 1.ª edição dos Prémios Zinkers, no valor de 10.000 euros, destinados à concretização de projetos educativos inovadores nas áreas da sustentabilidade e da energia. Foram também premiadas, com o valor de 2.500 euros, outras seis escolas, numa distinção que visa reconhecer o empenho e a criatividade das comunidades escolares envolvidas.

Na entrega dos prémios, António Calçada, Diretor-Geral da Fundação Repsol, chamou a atenção para o papel fundamental desempenhado pelos professores, bem como para a importância de educar as gerações mais novas para o mundo da energia: “Educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro sobre o mundo que lhes deixaremos”, realçando ainda o compromisso da Fundação Repsol com a promoção de uma cidadania crítica e sustentável, através dos programas educativos da Zinkers.

Para além da entrega dos prémios, o evento contou ainda com um espaço de reflexão e debate sobre os impactos da Inteligência Artificial e da digitalização na educação, bem como sobre os desafios de preparar as novas gerações para um futuro em constante mudança.

A sessão contou com a participação de oradores de referência, como Marco Bento, Professor da Escola Superior de Educação de Coimbra, Maria Angeles Arroyo, responsável pelo Centro de IA Generativa da Repsol, Rute Xavier, da Católica Lisbon School of Business and Economics e Gonçalo Parreira, Membro da Comissão Executiva da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONPAF).

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, que divulga eventos (almoços, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar notícias dos associados.

Subscrição

A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver revista

Estatuto Editorial

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.

Publicite na Actualidad€ Economia Ibérica, divulgue a sua marca e/ou serviços

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.