O desafio de melhorar a eficiência hídrica em ambos os lados do Atlântico

Perante um dos grandes desafios mundiais, como o stress hídrico, as empresas que gerem o serviço da água proporcionam inovação e capacidade de investimento para procurar eficiência e garantir o cuidado do recurso.

A emergência climática e a escassez de água são preocupações transversais a todo o planeta. Territórios não adjacentes com diferentes especificidades enfrentam desafios comuns relacionados com a escassez de água e a pressão sobre os recursos hídricos. Uma gestão eficiente da água é essencial para enfrentar estes desafios. Além do desenvolvimento de estratégias mais eficazes para a conservação do recurso, há uma demanda por empresas que tragam competência, inovação, tecnologia e capacidade de investimento, adotando soluções cada vez mais voltadas para a sustentabilidade.

Desde o arranque do Cluster Sul da Arábia Saudita, gerido por um consórcio liderado pela Aqualia, o projeto já acumulou melhorias técnicas significativas que otimizam o desempenho da infraestrutura. Além dos progressos na monitorização da qualidade da água, o Cluster Sul também concluiu a instalação de todos os registadores de pressão contemplados no projeto, o que ajudará a compreender e a melhorar a rede de abastecimento de água, contribuindo para reduzir a água não faturada e melhorar a continuidade do abastecimento.

Na República Checa, a filial Aqualia Smvak, que serve 1.200.000 utilizadores, tornou-se uma das referências do país no seu sector. Graças aos investimentos da empresa nos últimos anos. Em 2023, as três estações centrais de tratamento de água potável da SmVaK Ostrava conseguiram produzir mais eletricidade do que consumiram para a sua atividade.

Na Geórgia, a GWP, filial da Aqualia, inaugurou o seu primeiro centro de operações multifuncional – uma nova unidade estrutural com autonomia no fornecimento de água a zonas específicas, cuja implementação simplificará os processos operacionais e reduzirá o tempo de resposta em caso de contingência.

No estado de Baja California Sur (México), a Aqualia iniciou o ano com a execução do projeto de Melhoria da Gestão Integrada (MIG) do serviço de água potável de Cabo San Lucas. Durante os próximos 10 anos, será melhorada a eficiência física da infraestrutura de água com o objetivo de aumentar a eficiência da rede dos atuais 50% para mais de 75%, bem como a renovação de redes e contadores. O projeto inclui a deteção, reparação e controlo de fugas e das infraestruturas de água necessárias.

Na Colômbia, a empresa está a avançar na melhoria das infraestruturas dos 32 municípios onde opera para ultrapassar a falta de investimento nos mesmos.

No início do ano, a Aqualia deu o salto para os Estados Unidos ao assumir o controlo da empresa Municipal District Services (MDS), que gere o ciclo completo da água para 364.000 habitantes nos arredores de Houston (Texas). Com esta aquisição, a empresa irá liderar o desenvolvimento da atividade no sul dos Estados Unidos, com o objetivo de se tornar um dos principais operadores na zona.

A digitalização é uma estratégia fundamental para alcançar os objetivos de sustentabilidade e eficiência nos serviços de água. A Aqualia desenvolveu vários sistemas de gestão inteligente que giram em torno de uma plataforma inteligente, denominada Aqualia Live, capaz de integrar todos os processos que intervêm na gestão da água para conseguir uma gestão mais eficiente e sustentável.