Tomaram posse, no passado dia 3 de junho, os novos órgãos sociais da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE), na sequência da eleição da nova Direção para o mandato 2025-2028, realizada em maio.
A nova Junta Diretiva, encabeçada por Berta Dias da Cunha, conta com um total de 24 membros, representando algumas das mais relevantes empresas espanholas e portuguesas, com uma relação de longa data com a Câmara.
No evento da tomada de posse, que teve lugar na Embaixada de Espanha em Lisboa, a nova presidente reafirmou a partilha e união que unem os dois países ibéricos representados por esta Câmara de Comércio, uma das mais importantes câmaras hispânicas do mundo.
Neste sentido, Berta Dias da Cunha sublinhou ainda o “papel-chave desta Câmara nas comunidades empresariais de Portugal e Espanha”.
Por seu lado, o embaixador Juan Fernández destacou não só a importância da CCILE e das empresas suas associadas para as relações económicas, sociais e políticas entre os dois países, como elogiou o “firme compromisso destas entidades com a Câmara”, ao longo dos 55 anos de existência da CCILE. “A Câmara é um instrumento útil para os seus membros, cerca de 370, que representam uma vasta gama de setores, incluindo atividades jurídicas, intermediação financeira e seguros, consultoria empresarial e de gestão e comércio grossista, entre outros. A adesão à Câmara permite-lhes participar ativamente nas suas atividades anuais e beneficiar de uma vasta rede de contactos e de oportunidades de negócio em ambos os países”, destacou ainda Juan Fernández.
De recordar que é a primeira vez que a Câmara de Comércio é presidida por uma mulher, destacando-se ainda o facto da constituição da Junta Diretiva obedecer a um critério de paridade mínima, integrando 10 mulheres num total de 24 membros).
Foto: Sandra Guerreiro (CCILE)