Implementação de um piloto de tratamento e regeneração de água residual numa Etar do Cartaxo

O projeto GestEAUr (GEstión Sostenible y digiTalizada dEl AgUa en entornos Rurales del espacio SUDOE) promove a gestão sustentável e eficiente da água em áreas rurais do SUDOE (regiões do sudoeste da Europa – Portugal, Espanha e sul de França) por meio de inovação, colaboração e soluções adaptadas às mudanças climáticas

As zonas rurais do SUDOE enfrentam múltiplos desafios comuns relacionados com todo o ciclo da água: a escassez de recursos hídricos, agravada pelas alterações climáticas, as necessidades hídricas atuais do sector agrícola na qualidade da água e a falta de eficiência e rentabilidade na gestão do recurso Água, essencialmente devido a infraestruturas obsoletas e recursos humanos limitados.

 No âmbito do concurso Europeu Interreg SUDOE, o projeto GestEAUr desenvolverá uma estratégia para melhorar a eficiência e a qualidade da água nas áreas rurais SUDOE num contexto de alterações climáticas. Para isso, serão elaborados planos de ação para otimizar os serviços de abastecimento e tratamento de água, realizados testes-piloto de soluções sustentáveis e rentáveis para a potabilização, reutilização e tratamento da água e criada uma ferramenta digital para apoiar a gestão e o planeamento hídrico. Além disso, também se pretende reforçar as capacidades das entidades gestoras e o conhecimento técnico das instituições científicas.

O GestEAUr adotará uma abordagem inovadora, considerando todas as etapas do ciclo da água e indo além das práticas convencionais, que geralmente aplicam soluções padronizadas sem atender às especificidades dos territórios. Assim, este projeto analisará e testará técnicas inovadoras e economicamente viáveis, baseadas na natureza, concebidas para responder às necessidades das zonas rurais da região SUDOE (Portugal, Espanha e sul de França).

O projeto GestEAUr tem como objetivo melhorar a gestão da água nas áreas rurais da região para aumentar a resiliência hídrica no contexto das mudanças climáticas, sendo que o principal objetivo é implementar estratégias eficazes que garantam o acesso à água de qualidade e fortaleçam a sustentabilidade desses recursos.

Este projeto pretende:

  1. Criar uma estratégia integrada para a gestão da água que seja:
  1. Eficiente e custo-efetiva;
  2. Adaptada às necessidades locais;
  3. Sustentável e em conformidade com as normas ambientais.
  4. Implementar projetos piloto que otimizem:
  1. A potabilização da água em áreas remotas;
  2. Os sistemas de tratamento e reutilização em zonas rurais;
  3. Apoiar a resiliência hídrica, contribuindo para o desenvolvimento de comunidades rurais mais sustentáveis.
Foto – Equipa da Cartágua (concessão da FCC Aqualia, S.A. – Sucursal em Portugal): Da esquerda para a direita: Pedro Pereira-Encarregado de Saneamento da Cartágua; Daniela Gomes – Coordenadora do Projeto GestEAUr da FCC Aqualia, S.A. – Sucursal em Portugal; Débora Silva – Chefe de Serviço da Cartágua.

Em Portugal, um dos locais escolhidos para a implementação do projeto piloto para otimizar os processos de tratamento e reutilização da água, foi uma ETAR do concelho do Cartaxo, que trata as águas residuais da população através de um sistema de lamas ativadas.

 No Cartaxo, o âmbito do projeto GestEAUr, trata da implantação de soluções baseadas na natureza (SBN) que otimizam processos e ecossistemas naturais para enfrentar os desafios sociais, promovendo a conservação, a gestão sustentável e a restauração dos ecossistemas, beneficiando tanto a biodiversidade quanto as comunidades locais.

A água recuperada será armazenada e, dependendo da aplicação final da mesma (por exemplo, rega ou limpeza de ruas), pode ser reutilizada conforme as necessidades da zona.

Todos los meses publicamos nuestro boletín, en el que damos a conocer eventos (almuerzos, torneos, seminarios, conferencias) y actividades de formación. También puede consultar las noticias de nuestros miembros.

Suscripción

La revista Actualidad€ Economia Ibérica, con 30.000 lectores en Portugal y España, es un excelente vehículo de promoción. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver la revista

Estatuto editorial

Actualidade-Economia Ibérica es una revista mensual de información general que, a través de textos e imágenes, pretende ofrecer una amplia cobertura de los acontecimientos nacionales e internacionales más importantes y significativos, con énfasis en la actividad económica y financiera ibérica.

Actualidade-Economia Ibérica es independiente de poderes políticos, económicos o de otro tipo, buscando un enfoque objetivo de los temas de interés para el público en general.

Actualidade-Economia Ibérica se identifica con los valores de la democracia pluralista y solidaria y defiende el pluralismo de opinión.

Actualidade-Economia Ibérica se compromete al estricto cumplimiento de los principios deontológicos y de ética profesional de los periodistas, así como a la buena fe de sus lectores, en el ejercicio de su actividad.

Actualidade-Economia Ibérica se rige por el principio de distinguir entre información objetiva y opinión, que deben estar claramente separadas e identificadas, y respetando siempre el principio de buena fe.
En vigor desde la fundación de la revista en 1971.

La única revista de información especializada, útil y de calidad para el mercado ibérico. Un excelente vehículo de comunicación y promoción en el ámbito de las relaciones empresariales.

Publica en Actualidad€ Economia Ibérica, da a conocer tu marca y/o servicios

Protección de datos

Este sitio web utiliza cookies para que podamos ofrecerle la mejor experiencia de usuario posible. La información de las cookies se almacena en su navegador y realiza funciones como reconocerle cuando vuelve a nuestro sitio y ayudar a nuestro equipo a comprender qué secciones del sitio le resultan más interesantes y útiles.