

A Aqualia Participou no ENEG 2025 – Encontro Nacional das Entidades de Gestão da Água e Saneamento, organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas no Europarque, no passado dia 18 de novembro em Santa Maria da Feira.
Daniela Pereira, técnico de I+D na Aqualia Portugal, apresentou o artigo ‘Áreas rurais e soluções baseadas na natureza: um caminho promissor’, no âmbito do qual apresentou o projeto-piloto GestEAUr (Gestão Sustentável e Digitalizada da Água em Ambientes Rurais do espaço SUDOE).
Essa iniciativa, que será implementada em um PMEAC no município de Cartaxo, faz parte do programa europeu Interreg Sudoe Programme, que visa promover uma gestão sustentável e eficiente da água em áreas rurais de Portugal, Espanha e sul da França, por meio da inovação, cooperação e soluções adaptadas ao contexto das mudanças climáticas.
Como toque final, a Cartágua – Águas do Cartaxo, S.A., concessionária da Aqualia, foi distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) com o “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano 2025”, sendo esta distinção motivo de orgulho para a Aqualia, que continua a trabalhar, diariamente, para garantir a excelência nos seus serviços.
Com esta iniciativa, a Entidade Reguladora (ERSAR), de entre as 221 entidades gestoras que prestam o serviço de abastecimento público de água, distinguiu nesta categoria 72 entidades com o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”.
De acordo com a Presidente da ERSAR, “este ano foram distinguidas menos entidades, o que demonstra o crescente rigor dos critérios estabelecidos para a atribuição deste selo”.
A atribuição do “Selo da Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano2025 à Cartágua, vem comprovar a excelência da água distribuída na rede pública do concelho do Cartaxo, correspondendo ao reconhecimento do excelente trabalho na gestão e fornecimento de água com padrões elevados de qualidade essencial para a saúde e bem-estar da população.



A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção.