Endesa fecha a compra a Acciona Energía de uma carteira de centreis hidroelétricas de 626 mw em Espanha

  • No âmbito do acordo assinado em novembro de 2024, a Endesa Generación adquiriu a totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica, proprietária de uma carteira de centrais hidroelétricas com uma capacidade total instalada de 626 MW. A operação foi concluída por um preço de cerca de mil milhões de euros, equivalente ao enterprise value dos ativos transferidos.

A Endesa, através da Endesa Generación, concluiu a aquisição da totalidade do capital social da Corporación Acciona Hidráulica S.L. (“CAH”) à Corporación Acciona Energías Renovables, uma empresa do Grupo Acciona. O preço de compra ascende a cerca de mil milhões de euros e inclui os ajustamentos habituais para este tipo de transações.

“Esta aquisição representa um investimento em ativos renováveis de elevada qualidade e proporciona-nos sinergias operacionais significativas. Está também totalmente alinhada com a nossa estratégia de empresa verticalmente integrada, permitindo-nos otimizar o perfil do nosso mix de geração”, afirmou José Bogas, CEO da Endesa.

A carteira de centrais elétricas detida pela CAH é composta por 34 centrais hidroelétricas localizadas no nordeste de Espanha. Têm uma capacidade total instalada de 626 MW, maioritariamente modulares, tendo gerado cerca de 1,3 TWh em 2023.

Após a conclusão da transação, a Endesa alcança uma capacidade hidroelétrica instalada de mais de 5,3 GW na Península Ibérica, o que perfaz uma capacidade renovável total de cerca de 10,7 GW.

Esta transação foi formalizada após o cumprimento das condições prévias estabelecidas no acordo assinado a 15 de novembro de 2024, nomeadamente a obtenção da autorização da “Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia” e a obtenção da autorização de investimento estrangeiro (IED) do Conselho de Ministros de Espanha.

O preço pela aquisição da totalidade do capital social da CAH foi financiado por linhas de crédito disponíveis.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, que divulga eventos (almoços, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar notícias dos associados.

Subscrição

A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver revista

Estatuto Editorial

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.

Publicite na Actualidad€ Economia Ibérica, divulgue a sua marca e/ou serviços

Caros associados,

Pelas 17:30h, do dia 28 de abril de 2025, realizou-se a Assembleia Geral da CCILE – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em segunda convocatória.

Face à reduzida afluência, o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral propôs aos sócios presentes que, por motivos de força maior — nomeadamente o corte geral de energia verificado em todo o país e a consequente impossibilidade de muitos associados se deslocarem à CCILE — que a Assembleia fosse adiada para o próximo dia 8 de maio de 2025, à mesma hora.

A justificação para esta proposta teve como objetivo, por um lado, assegurar uma participação alargada dos associados numa Assembleia que se pretende inclusiva e, por outro, garantir a continuidade da ordem de trabalhos prevista, em particular no ponto 3, referente ao processo eleitoral em curso. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes.

Assim, informa-se que a Assembleia Geral da CCILE será retomada no próximo dia 8 de maio de 2025, às 17h00, na sede da CCILE, mantendo-se válidas, para essa data, as delegações de voto e cartas mandadeiras já recebidas.

Apresentados os nossos os melhores cumprimentos,

Francisco Dezcallar
(Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCILE)

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.