Cepsa conclui com êxito maior emissão de obrigações da sua história, no valor de 750 milhões de euros

A Cepsa concluiu com êxito uma nova emissão de obrigações no valor de 750 milhões de euros, um montante superior ao das emissões anteriores, devido à grande procura e que evidencia a forte atratividade da empresa do ponto de vista do investidor.

Esta nova emissão representa a maior oferta de obrigações da história da Cepsa e o seu regresso aos mercados de capitais após quatro anos, e introduz uma inovação ao combiná-la com uma recompra parcial da sua obrigação com vencimento em fevereiro de 2025.

Esta operação, que faz da Cepsa a primeira empresa espanhola do setor a aceder ao mercado obrigacionista em 2024, e a segunda na Europa, reforça a estrutura de capital da empresa energética e apoia o ambicioso plano de investimento da sua estratégia de transformação Positive Motion, com a qual pretende tornar-se uma referência europeia na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis 2G e na implantação de uma rede de carregadores elétricos ultrarrápidos.

De acordo com Carmen de Pablo, CFO e Diretora de Estratégia e Sustentabilidade da Cepsa “O êxito desta emissão de obrigações reflete o apoio da comunidade de investidores à estratégia de transformação da empresa, com a qual pretendemos ser uma referência na transição energética, e a sua confiança nas perspetivas de negócio da Cepsa para os próximos anos. Com esta operação, estamos a diversificar as fontes de financiamento da empresa para reforçar a sua posição de liquidez, o que nos permite cumprir confortavelmente os nossos compromissos de dívida e planos de investimento”.

A Cepsa foi assessorada pelo HSBC, Santander e SMBC como coordenadores globais da operação e pelo BBVA, BofA Securities e HSBC para a oferta de recompra parcial das suas obrigações com vencimento em fevereiro de 2025.

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, a qual dá a conhecer os nossos próximos eventos (almoços de empresários, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar as notícias dos nossos associados.

Subscrição

Editamos, mensalmente, a revista Actualidad€ Economia Ibérica, a qual conta com mais de 30.000 leitores. Distribuída em ambos os países a nível empresarial, a associados e não associados e a entidades oficiais, sendo um excelente veículo de promoção.

Subscrição

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.