A empresa estreia-se na principal norma internacional de divulgação ambiental, que reconhece a sua gestão climática e segurança hídrica.
O CDP destaca a cadeia de valor da Aqualia como um dos elementos mais proeminentes do seu desempenho ambiental.
O resultado apoia a integração da Estratégia de Sustentabilidade e Alterações Climáticas da Aqualia em todos os níveis da organização.
A Aqualia foi reconhecida pelo CDP (Carbon Disclosure Project), a organização internacional que gere um sistema global de divulgação ambiental, com uma classificação «B» nas categorias de Gestão Climática e Segurança Hídrica. Esta avaliação baseia-se nos dados comunicados pela Aqualia na sua primeira participação individual nesta norma internacional, na qual foram avaliadas 20 000 organizações.
Através de questionários padronizados, o CDP recolhe informações detalhadas sobre as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), os riscos climáticos e as estratégias de sustentabilidade organizacional. O objetivo é ajudar as empresas e agências a medir e gerir o seu impacto ambiental. O CDP é reconhecido como um padrão global para a divulgação ambiental, e os seus dados são utilizados por investidores, governos e outras partes interessadas para avaliar o desempenho ambiental das empresas.
Até este ano, a Aqualia comunicava o seu progresso ambiental como parte do Grupo FCC. A decisão de apresentar as suas informações de forma independente representa um passo em frente no seu compromisso com a transparência e a responsabilidade, permitindo uma demonstração mais clara do âmbito e do impacto da sua gestão na luta contra as alterações climáticas e na proteção dos recursos hídricos.
A classificação «B» (Gestão) obtida pela Aqualia avalia a qualidade da divulgação, a identificação e gestão de riscos, a definição de metas e a evidência de melhores práticas. O CDP aplica uma metodologia de pontuação que varia de «A» (a mais alta) a «D-» (a mais baixa), alinhada com o quadro de reporte da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosures).
Validação de uma estratégia ambiental transversal
O envolvimento de fornecedores, utilizadores e colaboradores na identificação e gestão de riscos e oportunidades ambientais tornou-se um pilar estratégico para a empresa. A participação no CDP também traz outros benefícios, como a abertura de novas oportunidades de investimento sustentável, a identificação de áreas de melhoria e a facilitação do cumprimento de regulamentos ambientais cada vez mais exigentes.

Pedro Rodríguez, diretor de Desenvolvimento Estratégico e Sustentabilidade da Aqualia, destacou: «Este reconhecimento confirma que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar promovendo uma gestão ambiental transparente e alinhada com os desafios globais. O nosso compromisso é contribuir, juntamente com todos os territórios onde operamos, para um futuro mais sustentável, demonstrando que a ação climática e a proteção da água são alavancas essenciais para a competitividade».
Além disso, Sherry Madera, CEO do CDP, afirmou: «A classificação do CDP é um sinal de compromisso real, apoiado em dados sólidos, que permite às empresas tomar decisões alinhadas com um futuro sustentável, reforçando a sua competitividade, acesso ao capital e conformidade regulamentar. Abordar de forma proativa os riscos ambientais impulsiona a resiliência económica e estimula a inovação».
Este reconhecimento confirma a integração da Estratégia de Sustentabilidade e Alterações Climáticas da Aqualia em todos os níveis da organização, alinhada com os objetivos do seu Plano Estratégico de Sustentabilidade (SSP). A empresa mantém-se firme no seu compromisso de alcançar a neutralidade climática até 2050, contribuindo simultaneamente para a proteção dos recursos hídricos através do seu modelo de negócio, estratégia de circularidade e política de eficiência no consumo de água.
A lista completa das empresas classificadas pelo CDP em 2025, bem como a metodologia e os critérios completos, estão disponíveis na página https://cdp.net/en/data/scores.




A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção.