Fundação Repsol lança convocatória para programa de apoio a start-ups tecnológicas na área da transição energética

A Fundação Repsol lançou a convocatória para 14ª edição do Fundo Empreendedores, um programa de aceleração de start-ups tecnológicas que desenvolvem soluções inovadoras para a transição energética, nas áreas da economia circular, captura de CO2, combustíveis e materiais renováveis, gestão de água, mobilidade avançada ou digitalização. Este programa tem como objetivo apoiar projetos em fase pré-comercial, ajudando-os a consolidar-se no mercado. 

Desde a sua criação, há mais de uma década, o Fundos Empreendedores tem sido um pilar fundamental no apoio ao empreendedorismo e à inovação, proporcionando financiamento, mentoria especializada e acesso a infraestruturas industriais para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias.

Todos os anos, cinco a sete start-ups são selecionadas para integrar o programa, beneficiando de um apoio financeiro até 120 mil euros anuais em forma de empréstimo convertível. Além disso, os empreendedores têm acesso a um ecossistema de investimento, podendo conectar-se a potenciais parceiros estratégicos e investidores interessados em apoiar soluções que impulsionem a transição energética. Ao contrário de outras aceleradoras de empresas, o Fundo de Empreendedores não exige participação no capital das start-ups, permitindo que os fundadores mantenham o controlo das suas empresas enquanto recebem o suporte necessário para crescerem e se posicionarem no mercado.

Outra grande vantagem do Fundo Empreendedores é a possibilidade das start-ups testarem protótipos em condições reais de operação. Os empreendedores selecionados poderão desenvolver testes-piloto nas instalações industriais da Repsol, trabalhando diretamente com os profissionais da empresa para validar e desenvolver as suas tecnologias. Podem contar ainda com o apoio de uma equipa de mentores especializados, composta por profissionais do Repsol Technology Lab, especialistas nas diversas áreas de negócio e antigos executivos com vasta experiência na gestão e expansão de negócios.

As candidaturas para a 14ª edição do Fundo Empreendedores estão abertas até 28 de março e podem ser submetidas através do site da Fundação Repsol em https://www.fundacionrepsol.com/en/what-we-do/entrepreneurs-fund/call/

Todos os meses lançamos a nossa newsletter, que divulga eventos (almoços, torneios, seminários, conferências) e atividades formativas. Também pode consultar notícias dos associados.

Subscrição

A revista Actualidad€ Economia Ibérica, com 30.000 leitores em Portugal e Espanha, é um excelente veículo de promoção. Leia a última edição e aceda às anteriores.

Ver revista

Estatuto Editorial

A Actualidade-Economia Ibérica é uma revista mensal de informação geral, que pretende dar, através do texto e da imagem, uma ampla cobertura dos mais importantes e significativos acontecimentos nacionais e internacionais, com destaque para a atividade económico-financeira de âmbito ibérico.

A Actualidade-Economia Ibérica é independente do poder político, económico ou outros, procurando uma abordagem objetiva dos temas e de interesse para o público em geral.

A Actualidade-Economia Ibérica identifica-se com os valores da democracia pluralista e solidária e defende o pluralismo de opinião.

A Actualidade-Economia Ibérica assume o compromisso de respeitar, no exercício da sua atividade, o cumprimento rigoroso pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores.

A Actualidade-Economia Ibérica pauta-se pelo princípio da distinção entre informação factual e opinião, as quais devem ser claramente separadas e identificadas e repeitando sempre o princípio da boa fé.
Em vigor desde a fundação da revista, em 1971.

A única revista de informação especializada, útil e de qualidade do mercado ibérico. Um excelente veículo de comunicação e promoção no âmbito das relações empresariais.

Publicite na Actualidad€ Economia Ibérica, divulgue a sua marca e/ou serviços

Caros associados,

Pelas 17:30h, do dia 28 de abril de 2025, realizou-se a Assembleia Geral da CCILE – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, em segunda convocatória.

Face à reduzida afluência, o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral propôs aos sócios presentes que, por motivos de força maior — nomeadamente o corte geral de energia verificado em todo o país e a consequente impossibilidade de muitos associados se deslocarem à CCILE — que a Assembleia fosse adiada para o próximo dia 8 de maio de 2025, à mesma hora.

A justificação para esta proposta teve como objetivo, por um lado, assegurar uma participação alargada dos associados numa Assembleia que se pretende inclusiva e, por outro, garantir a continuidade da ordem de trabalhos prevista, em particular no ponto 3, referente ao processo eleitoral em curso. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes.

Assim, informa-se que a Assembleia Geral da CCILE será retomada no próximo dia 8 de maio de 2025, às 17h00, na sede da CCILE, mantendo-se válidas, para essa data, as delegações de voto e cartas mandadeiras já recebidas.

Apresentados os nossos os melhores cumprimentos,

Francisco Dezcallar
(Presidente da Mesa da Assembleia Geral da CCILE)

Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de utilizador possível. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando retorna ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as secções do site que considera mais interessantes e úteis.